Você tem dificuldades de comunicar-se? Veja algumas dicas úteis que podem ser aplicadas.

Você já sentiu isso? Raiva, arrependimento ou vergonha, após algum desentendimento, devido a uma comunicação equivocada? Se sim, não se desespere! Você não está sozinho… No entanto, há possibilidades de modificar, melhorar e aprender uma comunicação assertiva. Mas o que é esse tipo de comunicação? Comunicação assertiva é aquela que mantém tanto o diálogo, quanto o comportamento de uma forma objetiva, transparente e saudável. Nela, as pessoas conseguem posicionar seus pontos de vista, mesmo que divergentes, sem apresentarem agressão verbal ou física, ou omissão por conta de dificuldades na interação social. Portanto, ser assertivo na comunicação é evitar a polarização dos comportamentos a seguir:  Comportamento agressivo: é aquele tipo de comportamento combativo, em que temos a impressão de que, a pessoa chama alguém o tempo todo para o ringue; Comportamento passivo: aqui a pessoa abre mão de interagir socialmente, por insegurança, vergonha, medo ou pela falta de habilidade em comunicar-se. E como promover a comunicação assertiva? Seguem algumas dicas:
1) O fio condutor da comunicação assertiva é saber escutar sem interromper;

2) Manter o contato visual, enquanto dialoga;

3) Controlar a entonação vocal e o ritmo da fala;

4) Agir com civilidade: cumprimentar, pedir: por favor, agradecer e fazer elogios;

5) Usar a empatia: se colocar no lugar do outro. Enquanto você fala, pense em como se sentiria se

estivesse do outro lado;

6) Saber desculpar-se e admitir falhas;

7) Ficar atento à linguagem corporal: Lembre-se que a postura do corpo também demonstra o que você diz. É possível notar se a conversa está agradando ou não;

8) Ativar o “filtro” entre o que se pensa e o que se diz. Nem sempre é elegante dizer tudo o que se passa pela cabeça;

9) Desenvolver a inteligência emocional: Ao aprender a lidar com as emoções, é possível se relacionar de maneira mais saudável e construtiva, mesmo quando você discordar de algum ponto de vista ou receber críticas;

10) E para finalizar, utilize a crítica em forma de sanduíche: Suavize a crítica e continue dizendo o que se quer, colocando-a entre duas mensagens positivas.

E se mesmo assim, você apresentar dificuldades em se comunicar, e sofrer impacto negativo em seus relacionamentos, talvez seja o momento de investir nesta área, buscando ajuda especializada. Cuide-se! Desenvolva suas habilidades sociais!

Até breve!

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